Atendimento on-line: +55 31 99860-9545

Quem Sou

Psicóloga clínica, especializada na abordagem EMDR, Brainpotting, ajudando pessoas a encontrarem seu equilíbrio e seguirem na vida de forma coerente com aquilo que almejam para si. Uma pessoa que acredita que um sujeito livre é somente aquele que consegue olhar para a própria história livre de pesos e autorregular-se através de sistemas de crenças que irão trabalhar para uma vida mais leve.

Francine Shapiro e a Abordagem Terapêutica EMDR

Francine Shapiro que nasceu no dia 18 de fevereiro de 1948, vindo a falecer aos 71 anos, em 18 de junho de 2019. Pesquisadora, psicóloga clínica licenciada, residia no Norte da Califórnia. Bacharel (1968) e mestre (1974) em literatura inglesa pela Brooklyn College, City University de Nova York.Em seu percurso, foi diretora emérita do EMDR Institute Watsonville, na Califórnia. Fundadora e presidente emérito do EMDR Humanitarian Assistance Programs, uma organização sem fins lucrativos que coordena a resposta a desastres e treinamentos em todo o mundo. Organização esta, que recebeu o Prêmio Memorial da Sociedade Internacional para Estudos de Estresse Traumático Sarah Haley de 2001, por Excelência ClínicaComo criadora do EMDR, Francine recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Internacional Sigmund Freud de Psicoterapia, da Cidade de Viena, em conjunto com o Conselho Mundial de Psicoterapia; o Prêmio da Divisão de Psicologia de Trauma da Associação Americana de Psicologia, por contribuições extraordinárias à Prática em Psicologia do Trauma; e o Prêmio de Distinção Científica em Psicologia, apresentado pela California Psychological Association; ganhou também, o Prêmio por Contribuições de destaque na prática de Psicologia do trauma, concedido pela Divisão de Psicologia do trauma, da Associação Americana de Psicologia.

EMDR e seu efeito no cérebro

Através de estudos e pesquisas através de ressonância magnética, pode-se observar como através dos movimentos oculares realizados pela Terapia EMDR, o Sistema Nervoso Central forma novas conexões neuronais, retornando a sua capacidade de autorregulação. O resultado disso na prática são pessoas com maior capacidade resolutiva, livres de ansiedades promovendo melhoras em seus relacionamentos interpessoais.

Mecanismos por meio dos quais se dariam à ativação e facilitação do processamento

1. A Ativação e facilitação do processamento de informações acontecem devido ao foco dual do paciente na atenção. Enquanto ele presta atenção, estímulos no presente se atentam ao evento traumático passado (Van der Kolk et al, 2007; Shapiro & Solomon, 2018).

2. Um efeito diferencial de explosões neurais pelos diversos estímulos que podem servir como equivalente de uma corrente de baixa voltagem e afeta diretamente o potencial sináptico. (Van der Kolk, et al, 2007).

3. Descondicionamento causado pela estimulação bilateral provoca uma redução da emoção, trocando por uma resposta de relaxamento (Van der Kolk, et al, 2007).

David Grand, Ph.D.

Descobridor e fundador do Brainspotting.

É psicoterapeuta, especialista e palestrante reconhecido internacionalmente no campo do trauma emocional. Diretor e escritor de filmes e peças de teatro, é também autor do livro “EMDR à máxima velocidade: o poder do EMDR”- (Emotional healing at warp speed: The power of EMDR) que foi lançado dia 13 de abril em Brasília. Dr. Grand tem investido sua vida ao avanço, desenvolvimento e expansão de ferramentas modernas para o tratamento de trauma e assim como o desempenho ótimo, ambos intimamente relacionados no cérebro.

Como Brainspotting atua.

A terapia de Brainspotting é uma abordagem psicoterápica que usa a posição dos olhos para acessar e processar memórias traumáticas. A palavra Brainspotting é a junção dos termos em inglês brain (cérebro) e spot (ponto ou local).Como diz David Grand, o descobridor do Brainspotting, “a retina, composta por 100 milhões de neurônios, é uma extensão do cérebro que se forma embrionariamente a partir do tecido neural. Não é surpresa que os reflexos expressos nos olhos e o sistema de orientação visual revelem e proporcionem acesso instantâneo aos processos subcorticais" Brainspottingse utiliza da fixação ocular para liberar fontes neuropsicológicas de dores físicas e emocionais. Através do processamento ocular o sistema nervoso central retorna ao processo de autoregulação.Brainspotting funciona com o cérebro “profundo” e com o corpo através do seu acesso direto aos Sistemas autônomos e límbicos do Sistema Nervoso Central. Portanto, o Brainspotting é um instrumento/tratamento que tem conseqüências psicológicas, emocionais e físicas.

“Brainspotting está baseado na sintonia profunda do terapeuta com o paciente. Ao encontrar um disparador, pode-se extingui-lo ao dessensibilizar a amígdala. Não é apenas que se facilita a ativação do Sistema Nervoso Parassimpático: trate-se de homeostase”. Robert Scaer, MD, The Trauma Spectrum (O Espectro do Trauma)

O atendimento da psicóloga Ana Lucia é diferenciado com acolhimento e o Brainspotting me ajudou a resolver questões profundas. Agora posso viver sem medos, Recomendo!

Cláudia Souza

★★★★★

★★★★★

A Ana me ajudou a encontrar um caminho de paz, bem distante da depressão

Yara Baptista